O lado B do dia dos pais: quem é Joseph Jackson, o controverso pai de Michael



Assim como Michael Jackson, que sempre esteve no limiar entre a genialidade e o bizarro, a inocência e a maldade, seu pai, Joe Jackson, também divide opiniões sobre quem realmente é: um pai preocupado com o futuro dos filhos ou um homem agressivo e sem sentimentos?

Até o início dos anos 80, Joseph, também chamado de Joe, era conhecido como o grande produtor e empresário ambicioso de seus filhos, que formavam o grupo Jackson 5. Ele também empresariou as carreiras das filhas Janet, Rebbie e La Toya, sempre com mãos de ferro.



Mas começaram a pipocar na imprensa notícias de que Joe controlava os filhos à base de agressões físicas e psicológicas. Com a justificativa de educá-las, Joe frequentemente empurrava as crianças contra a parede e as obrigava a chamá-lo de Joseph, e não de pai. Os ensaios eram exaustivos e normalmente o pequeno Michael era o mais cobrado dos irmãos.

“Você é muito duro com ele”


Michael e Joe Jackson
Em entrevista, Marlon, um dos irmãos Jackson, disse que em uma das brigas familiares Joe segurou Michael por uma das pernas, dando-lhe pancadas nas costas e nas nádegas. Outra situação que teria marcado a vida de Michael foi quando Joe invadiu o quarto do filho pela janela, usando uma máscara assustadora e gritando. A intenção, segundo Joe, seria ensinar os filhos a não deixarem a janela aberta à noite. Graças a essa “lição”, Michael sofreria anos com o pesadelo de que estaria sendo sequestrado enquanto dormia.

Alguns momentos tensos na família Jackson também foram retratados na série de TV “The Jacksons: An American Dream” (1992). Como os diálogos em que Katherine, a matriarca, implora que o marido pare de bater nas crianças, ou de implicar com Michael. “Você está sempre tentando ultrapassá-lo, sempre tentando vencê-lo em algum jogo. Isso vai acabar com ele. Eu não vou deixar você fazer isso, não vou deixar isso acontecer. Você é muito duro com ele, muito duro com todos eles”, teria dito Katherine, de acordo com a série. A resposta de Joe teria sido: “Você quer seus filhos trabalhando em alguma fábrica de aço para o resto da vida? Ou então nas ruas usando drogas, ou se metendo em confusão com alguma gangue?”.

0 comentários:

Postar um comentário


Michael Jackson © 2008. Blog design by Randomness